Rastreador

Localiza seu veículo.

motor-superaquecido

 

Quantos de nós ficamos confusos e perdidos diante de tantas siglas em relação aos equipamentos dos carros hoje em dia?

Aqui mostraremos algumas dessas siglas que nos deixam confusos ou em dúvida. As fabricantes de veículos parecem que fazem questão de nos bombardearem com elas, ABS é das mais simples, sendo assim, muitas vezes acabamos comprando automóveis com equipamentos que se quer sabemos para o que serve e se realmente serão úteis para nós.

 

Decifrando os jargões das montadoras de veículos

ABC - (ACTIVE BODY CONTROL) Criada pela Mercedes-Benz é um tipo de suspensão que possui amortecedores hidráulicos com sensores que têm opções para vários tipos de terrenos.


ABS - (ANTILOCK BRAKING SYSTEM) Sistema que não deixa o freio travar, a partir deste ano é sistema obrigatório em todos os veículos novos.

ACC - (ADAPTIVE CRUISE CONTROL) Este recurso é para poucos atualmente, é o piloto automático que existe por enquanto em veículos super luxo e é completamente programado pelo condutor.

APS - (ACOUSTIC PARKING SYSTEM) Este é o queridinho das mulheres, auxiliando e reduzindo muito o desgaste desnecessário. É o sensor de estacionamento com ultrassom e sinais sonoros.

A/T e M/T - (AUTOMATIC TRANSMISSION; MANUAL TRANSMISSION) Muito simples, câmbio automático e câmbio manual. Já cansou de ver esta sigla e não sabia o que era?

DOHC - (DOUBLE OVERHEAD CAMSHAFT) É um sistema de carros modernos, que possuem duplo comando variável das válvulas do motor.

EAS, ESC e ESP - São variações de siglas para o mesmo equipamento, o ABS, que é o sistema antitravamento das rodas durante a frenagem.

GNV - (Gás Natural Veicular) Este é super fácil, apenas um tipo de combustível.

HP - (HORSEPOWER) É a famosa sigla para cavalos de potências, uma continha que foi elaborada no início dos tempos da fabricação de automóveis, onde compara a capacidade de cavalos ao motor do veículo.

RECALL - (Chamar de volta em inglês) É em geral o pedido que proprietários de veículos de uma determinada marca e modelo devem ir até uma autorizada para a troca de alguma peça ou verificação, pois em geral, esta apresenta algum defeito de fabricação.

RPM - (ROTAÇÕES POR MINUTO) É uma medida utilizada em relação a quantidades de giro do virabrequim de um motor.

SUV - (SPORT UTILITY VEHICLE) Um tipo de modelo de carro que mistura as vantagens de maior capacidade para carga e passageiros, podendo ter tração nas rodas, o que é ideal para quem gosta de aventura, mas também utiliza o veículo na cidade.

TPM - (TIRE PRESSURE MONITORING) Não é o que você está pensando, pelo menos em relação aos automóveis, é um sistema utilizado em veículos de luxo para monitorar a pressão dos pneus.

ZEV - (ZERO EMISSION VEHICLE) É uma sigla que identifica os veículos ecologicamente corretos, ou seja, não emitem poluentes, são os carros alternativos como os elétricos.

Agora ficou bem mais fácil de entender o que a publicidade e os manuais de alguns veículos descrevem, poderá então tirar mais proveito de todos os equipamentos.

Grupo Castelo

Desde 1997, o Grupo Castelo Auto Vidros, vem atendendo o mercado na região do ABCD no serviço de reparo de Pára-brisas e reposição de vidros automotivos leves e pesados, nacionais e importados e acessórios em geral.

Mais sobre nós

Videos recentes


FacebookTwitterGoogle Bookmarks